Intervalo na Leitura
O primeiro espaço do país voltado para a literatura infanto-juvenil sobre o futebol está localizado na entrada do museu. A entrada no ‘Intervalo da Leitura’ é gratuita e o local está aberto a todos os interessados, sejam visitantes ou não do museu, que podem ter acesso às obras do acervo
Belo Horizonte e a era Pré Mineirão
A construção da cidade de Belo Horizonte pela Comissão Construtora da Nova Capital é evidenciada com paisagens da cidade, assim como alguns dos campos de futebol que antecederam o Mineirão na capital mineira.
Mineirão: Construção e Inauguração
Uma amostra do que foi a construção e inauguração do Gigante da Pampulha, momento que marcou a grande transformação do futebol no estado de Minas Gerais. São apresentados fotografias e vídeos da construção, imagens da festa de inauguração, além de objetos relativos à abertura do Mineirão.
Salas da Fichas
O universo das partidas de futebol realizadas no Mineirão está representado com as fichas de registro dos quase 4 mil jogos no estádio desde sua inauguração até o fechamento para reforma, em junho de 2010. Os visitantes podem, através de totens interativos, pesquisar jogadores, clubes e partidas que contam a história do maior palco do futebol mineiro.
Mineirão em Atividade
Objetos dos primeiros anos do Mineirão, como maca do departamento médico, catraca e recipientes para venda de chá mate estão nessa parte da exposição, assim como bandeiras de clubes visitantes e fotografias de diversas partidas e eventos que já ocorreram no estádio.
O novo Mineirão
Espaço que documenta o processo de remodelação pelo qual passou o estádio do Mineirão entre os anos de 2010 e 2012, com o objetivo de sediar partidas da Copa do Mundo FIFA de 2014. Centenas de fotos de todas as etapas da obra apresentam a evolução do Mineirão durante os dois anos de reforma.
Sala das Confederações
Nessa sala os visitantes relembrarão com imagens dos jogos, camisas das seleções e uma maquete do novo Mineirão, como o foi a Copa das Confederações de 2013, o grande ensaio para a Copa do Mundo FIFA de 2014.
Sala da Memória
Uma mesa interativa permite que os visitantes gravem depoimentos sobre experiências próprias e memoráveis no Mineirão. O objetivo dessa atração é integrar os visitantes ao espaço expositivo e, assim, iniciar o projeto de história oral do museu.
ABC do Futebol
Apresenta a história do futebol, desde o jogo de bola na China Antiga, passando pelo Football Association na Inglaterra até chegar ao Brasil, onde foi reinventado. Além de conhecer as regras, táticas e posições do jogo, os visitantes também têm acesso a um glossário do futebol, que permite relembrar e aprender gírias e expressões do esporte mais popular do planeta.
Os Imortais do Futebol
Dividida em dois momentos, essa sala pretende levar o visitantes a uma viagem pela memória do futebol brasileiro, através de biografias de jogadores e treinadores. O visitante também visualizará 3 times imaginários compostos por 11 jogadores e 1 treinador, cada, representados por meio de hologramas.
De olho na Bola
Espaço dedicado a homenagear a crônica esportiva, onde é evidenciada a sua importância na construção do futebol como fenômeno de massa ao longo dos séculos XX e XXI. Nesta trajetória são destacadas as mídias impressa, radiofônica, televisiva e a internet como ferramentas de difusão e consolidação do futebol na sociedade brasileira.
Campos Gerais
Espaço dedicado ao futebol mineiro. Os visitantes encontram parte do acervo do Mineirão, como as placas em bronze cravadas com pés e mãos de grandes ídolos que passaram pelo estádio, objetos de colecionadores, além de estações multimídia com um banco de dados que cataloga os municípios de Minas Gerais através dos seus times de futebol.
Futebol e outras artes
Apresenta o futebol como fenômeno cultural total, através de videoinstalações, imagens, textos, sons e outros recursos, além de apresentar os diálogos do esporte com a literatura, cinema, fotografia, desenho, dança, teatro e escultura.
Auditório
Palco para palestras, cursos, seminários, debates e outras ações voltadas para difusão do futebol, o Auditório do Museu Brasileiro do Futebol tem capacidade para 96 pessoas e um conjunto de equipamentos multimídia