1 Outubro 2024

Mineirão recebe visita técnica da Fifa para a Copa do Mundo Feminina de 2027

O Mineirão recebeu, nessa segunda-feira (30), uma delegação técnica da Fifa, que avalia os estádios candidatos à sede da Copa do Mundo Feminina da Fifa 2027™. Liderada pela diretora da Copa do Mundo Feminina da FIFA, Rhiannon Martin, a equipe de especialistas está percorrendo as 12 cidades candidatas até o próximo dia 11. Além dos estádios, são verificados pontos relacionados a transportes, aeroportos e infraestrutura técnica.

“O Brasil apresentou 12 boas opções e estamos muito satisfeitos por estarmos aqui para conduzir um processo de seleção tão competitivo para determinar quais cidades e estádios sediarão a décima edição da Copa do Mundo Feminina da FIFA. Estamos muito ansiosos para trazer o torneio pela primeira vez para a América do Sul e, em particular, para o Brasil", ressaltou Martin.

O Mineirão já foi sede de duas competições FIFA: a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014. O estádio também recebeu os torneios de seleções masculino e feminino dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, e a Copa América, de 2019.

"Nossa equipe de especialistas técnicos analisará e avaliará os estádios do ponto de vista operacional, incluindo como o local é administrado atualmente, a infraestrutura existente e os espaços disponíveis. Examinaremos em detalhes a configuração técnica e tecnológica, as áreas de venda de ingressos e hospitalidade e os sistemas de transporte. Parte da avaliação será o custo da realização do torneio nas possíveis cidades-sede e a receita que poderá ser gerada", detalhou a diretora da Copa do Mundo Feminina da FIFA.

A escolha das cidades-sede também vai levar em consideração o legado que a competição trará para o desenvolvimento do futebol feminino. "Outro aspecto importante que nos interessa é entender como as cidades usariam a Copa do Mundo Feminina da FIFA para causar um impacto positivo em suas comunidades locais e, em particular, para incentivar meninas e mulheres a se envolverem com o futebol”, completou Rhiannon Martin.

Além de Belo Horizonte, são candidatos as cidades de Belém (Estádio Mangueirão), Brasília (Estádio Nacional), Cuiabá (Arena Pantanal), Fortaleza (Arena Castelão), Manaus (Arena da Amazônia), Natal (Arena das Dunas), Porto Alegre (Estádio Beira-Rio), Recife (Arena de Pernambuco), Rio de Janeiro (Estádio do Maracanã) Salvador (Arena Fonte Nova) e São Paulo (Arena de São Paulo).

É necessário um mínimo de oito estádios para sediar o torneio. Uma nova rodada de inspeções será realizada em novembro, com foco nas instalações de treinamento e nos hotéis das equipes. O anúncio das cidades-sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 está previsto para o início de 2025.

“Estamos orgulhosos de visitar 12 opções viáveis e agradecemos a todas as cidades candidatas a sede pelo seu comprometimento e entusiasmo. A infraestrutura está pronta, mas essas visitas são uma oportunidade de mostrar à FIFA os muitos outros benefícios de sediar a Copa do Mundo Feminina em cada cidade - do ponto de vista esportivo, é claro, mas também em termos de impacto social na comunidade, aspectos comerciais e intercâmbio cultural. Nosso objetivo é que a FIFA saia dessa inspeção confiante de que o Brasil será o palco perfeito para as melhores jogadoras do mundo brilharem em 2027”, afirmou a gerente da Fase de Planejamento Inicial da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027, Valesca Araújo.

Diretor do Mineirão, Samuel Lloyd destaca que o estádio está pronto para receber o torneio. "Nós já temos uma estrutura no padrão Fifa e toda a expertise necessária para receber competições internacionais. A visita foi importante para atualizar as informações do estádio e sanar eventuais dúvidas. Estamos preparados e de braços abertos para a Copa do Mundo Feminina", afirmou Lloyd.

Fotos: Cris Mattos/FMF

27 Setembro 2024

Mineirão recebe doações de brinquedos em Cruzeiro x Vasco

O Serviço Social Autônomo (Servas) realizará, no próximo domingo (29), na partida entre Cruzeiro e Vasco, às 18h30, uma ação de arrecadação de brinquedos e livros. A iniciativa faz parte da Campanha Mês das Crianças, que promove o brincar saudável e o incentivo à leitura como ferramentas de inclusão social e desenvolvimento infantil.

Os torcedores que desejarem fazer uma doação deverão dirigir-se aos pontos de coleta localizados nas entradas das esplanadas Sul e Norte. Os voluntários do Servas, em conjunto com a equipe da Defesa Civil de Minas Gerais, receberão as doações antes do início da partida.

As doações serão destinadas para as instituições mineiras cadastradas e aptas na rede socioassistencial do Servas que atendem crianças de até 12 anos.

Quem não puder levar brinquedos na partida de domingo, pode fazer a entrega da sede do Servas, localizada na Avenida Cristóvão Colombo, 683, no bairro Funcionários, em Belo Horizonte. O atendimento ocorre entre segunda e sexta-feira, das 9h às 17h. A arrecadação para a campanha vai até 10 de outubro.

Além disso, há pontos de coleta disponíveis no shopping Diamond Mall e na rodoviária de Belo Horizonte. Também são aceitas doações via Pix, utilizando a chave: [email protected].

Empresas interessadas podem apoiar a campanha por meio de arrecadação interna e como ponto de coleta, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected] para formalizar a parceria.

O Servas realiza programas, projetos e ações de desenvolvimento social orientados nos pilares da inclusão social e do voluntariado. A missão da instituição é fortalecer a inclusão social no estado, em parceria com os setores público e privado, por meio de uma rede de entidades socioassistenciais e de voluntários.

15 Setembro 2024

Mineirão, Cruzeiro e torcida desejam força para Camila Campos, que luta contra câncer

Foto: Mineirão/Agência i7

Em tratamento de um câncer de mama, a cantora gospel Camila Gospel, esposa do ex-zagueiro cruzeirense Léo, esteve no Mineirão neste domingo (15) para acompanhar o duelo entre Cruzeiro e São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. Antes de a bola rolar, ela ganhou mensagens de apoio no telão do estádio e os aplausos dos torcedores.

Camila recebeu da gerente comercial do Mineirão, Ursula Nogueira, uma camisa enviada pelo Cruzeiro, com a numeração 3, que era usada por Léo, e a frase "Força, Camila". Ela estava acompanhada dos familiares, inclusive da filha recém-nascida Sofia, de quase 2 meses. Camila recebeu o diagnóstico quando ainda estava grávida. 

A emoção neste domingo foi diferente das que sentia quando acompanhava o marido em campo. O sistema de TV do Gigante mostrou Camila, Léo e os familiares no telão e tocou uma das músicas de sua autoria.

"Foi emocionante. Estou muito feliz, muito honrada. São muitos anos de Cruzeiro. Hoje eu pude receber uma demonstração de amor muito grande. Saio daqui tão carregada, de combustível, pronta para seguir nesta batalha e vou voltar aqui com meu cabelão e curada", garantiu Camila

O ex-zagueiro cruzeirense agradeceu o apoio de todos. “Só Deus e com muita fé, que nos coloca de pé. Toda força, toda corrente de oração, do bem, e ver o Mineirão gritando o nome dela, aplaudindo, dando força, é muito importante nesta caminhada. Ficamos muito felizes e muito gratos por tudo isso”, destacou.

Foto: Mineirão/Agência i7

15 Setembro 2024

Ouro no parataekowndo, Carol Moura acompanha o Cruzeiro no Mineirão

Recém-chegada de Paris com o ouro paralímpico no taekwondo, Carol Moura separou um espaço na agenda para acompanhar o Cruzeiro neste domingo (15), no Mineirão, em duelo contra o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro.

Belo-horizontina, Carol fez história ao conquistar o primeiro ouro do parataekwondo feminino brasileiro em Jogos Paralímpicos. Ela sagrou-se campeã da categoria até 65 kg vencendo a francesa Djelika Diallo, por 13 a 7.

A atleta de 28 anos fez toda a sua preparação no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), vizinho do Mineirão. Estreante em Paralimpíada, Carol Moura é a atual campeã mundial de sua categoria e ouro nos Jogos Parapanamericanos de Santiago, em 2023.

“Representar meu esporte é muito importante, mas ganhar uma medalha no ápice é ainda melhor. Já era uma expectativa minha de fechar o ciclo dourado. Espero que o parataekwondo cresça ainda mais, consiga levar outros atletas e resultados melhores”, destacou Carol.

Antes de a bola rola, o Cruzeiro entregou uma camisa personalizada para Carol. Ela contou um pouco de sua paixão pelo clube. “Meu pai era cruzeirense, minha família é cruzeirense. Já tenho uma relação familiar e com amigos. Quando fui convidada a visitar a Toca I recentemente fiquei ainda mais emocionada e meu lado torcedora voltou a ficar ativo. É muito emocionante está aqui novamente”, afirmou.

Seminário

Na próxima sexta-feira (20), Carol voltará ao Mineirão para participar do Seminário “Dia Nacional de Luta dos Direitos das Pessoas com Deficiência - 2024”, promovido pela Defensoria Pública de Minas Gerais, com apoio do Gigante da Pampulha.

O encontro acontece para convidados entre 8h e 12h. Carol vai participar de uma roda de conversa, que abordará experiências das pessoas com deficiência na afirmação de seus direitos.

28 Agosto 2024

Jogos às 11h elevam média de público do Mineirão; confira os números

Cruzeiro e Atlético-GO se enfrentam no Mineirão, no próximo domingo, às 11h, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Implementado a partir de 2015, os jogos matutinos caíram no agrado dos torcedores e costumam ser um programa em família, uma oportunidade de os adultos levarem crianças, especialmente as mais novinhas, ao estádio. 

E no Gigante da Pampulha essa predileção é comprovada em números. A média de público de partidas realizadas às 11h de domingo é de 37 mil torcedores, aumento de 23% na comparação com média do Novo Mineirão, que é de 30 mil pessoas. A média de público do estádio antes da reforma, em 2013, era de 16 mil por partida. 

Desde que a CBF passou a marcar jogos às 11h dos domingos, foram 18 partidas realizadas no Mineirão, sendo quatro delas no período de pandemia, ou seja, sem a presença de torcedores. O maior público de jogos às 11h no Gigante é Cruzeiro x Sampaio Corrêa, pela Série B do Campeonato Minero de 2022, com 58.397 pessoas. 

O último jogo às 11h aconteceu há um ano. Em 13 de agosto de 2023, o Atlético venceu o Bahia por 1 a 0, pelo Campeonato Brasileiro, no duelo que marcou a despedida do clube do Mineirão antes de inaugurar seu estádio próprio, a Arena MRV. 

Um desses 18 jogos às 11h é de um clássico, que terminou 1 a 1, em 2019, pelo Campeonato Mineiro. O Cruzeiro fez 11 partidas nesse horário. Foram oito vitórias, dois empates e apenas um revés. O retrospecto do Atlético também é positivo. Em oito jogos, são cinco vitórias, dois empates e uma derrota. 

Jogos no Mineirão aos domingos, às 11h: 

Data Competição Placar Público 
28/06/2015 Campeonato Brasileiro Atlético Joinville 55.987 
21/06/2015 Campeonato Brasileiro Cruzeiro Chapecoense 35.473 
06/09/2015 Campeonato Brasileiro Cruzeiro Figueirense 40.306 
18/10/2015 Campeonato Brasileiro Cruzeiro Fluminense 40.095 
03/07/2016 Campeonato Brasileiro Cruzeiro Vitória 45.638 
28/08/2016 Campeonato Brasileiro Cruzeiro Santa Cruz 49.208 
09/04/2017 Campeonato Mineiro Cruzeiro Democrata-GV 16.864 
16/04/2017 Campeonato Mineiro Atlético URT 20.547 
25/03/2018 Campeonato Mineiro Cruzeiro Tupi 48.566 
13/05/2018 Campeonato Brasileiro Cruzeiro Sport 21.907 
27/01/2019 Campeonato Mineiro Cruzeiro Atlético-MG 43.354 
26/07/2020 Campeonato Mineiro Cruzeiro URT portões fechados 
16/08/2020 Campeonato Brasileiro Atlético Ceará portões fechados 
30/05/2021 Campeonato Brasileiro Atlético Fortaleza portões fechados 
25/07/2021 Campeonato Brasileiro Atlético Bahia portões fechados 
06/02/2022 Campeonato Mineiro Atlético Patrocinense 10.601 
22/05/2022 Brasileiro - Série B Cruzeiro Sampaio Corrêa 58.397 
13/08/2023 Campeonato Brasileiro Atlético Bahia 29.847 

 
Público total: 516.790 

Média de público: 36.914 

Retrospecto de jogos às 11h no Mineirão: 

CRUZEIRO 

11 jogos 

8 vitórias 

2 empates 

1 derrota 

ATLÉTICO 

8 jogos 

5 vitórias 

2 empates 

1 derrota