Zona mista do Mineirão ganha frases de narradoras esportivas

Desde 2013, frases marcantes de narradores que fizeram história da crônica esportiva brasileira estampam as paredes da zona mista do Mineirão. Todas, porém, são de homens. Estava mais do que na hora de mudar isso.  

Como parte do compromisso com a igualdade de gênero do Gigante da Pampulha e como forma de evidenciar o trabalho das narrações esportivas por mulheres, o Mineirão convidou 15 profissionais a fazerem parte do espaço, com seus bordões ou frases marcantes. 

A nova cara da zona mista foi inaugurada neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e será frequentada pela imprensa no primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro, entre Atlético e América, neste sábado. O projeto integra as ações do #Repense, criado em 2019, que traz iniciativas para fazer do Mineirão um ambiente tranquilo e agradável para todas. 

“Durante anos, as paredes deste estádio ecoaram apenas as vozes de homens, mas o futebol é, e sempre foi, um espaço de todos. Hoje, celebramos as mulheres que narram o jogo com paixão e talento, ampliando as vozes que contam essa história. Mais do que palavras na parede, esta é uma mensagem clara do nosso propósito em ser um espaço onde a equidade é vivida e promovida. Que essa mudança inspire muitas outras dentro e fora de campo”, destacou Amanda Bomtempo, gerente de compliance e ESG do Mineirão. 

As narradoras convidadas ocupam as funções em diferentes veículos de mídia atualmente, como rádios, canais de TVs abertos e fechados e plataformas de streaming de todo o Brasil (veja a lista abaixo). Pode levar algum tempo para que a voz feminina seja reconhecida no futebol, e minha missão é antecipar esse tempo ao máximo", ressalta Leticia Macedo, da CazéTV. 

Os dizeres não são necessariamente bordões – expressões repetidas com frequência, característicos de determinada pessoa –, mas frases que deixaram marcas, como no caso de Luciana Mariano, da ESPN, a primeira narradora de futebol da televisão brasileira. 

O gol de empate de Andressa Alves, da seleção brasileira, aos 92 minutos de jogo, levando a decisão da Finalíssima contra a Inglaterra para a prorrogação, no estádio Wembley, em 2023, é uma narração considerada histórica. "Assim como Luciano do Valle, eu não busco bordões, mas momentos assim ficam muito marcados", lembra Luciana. 

Casa do futebol mineiro e de grandes eventos esportivos internacionais, o Mineirão completa 60 anos no dia 5 de setembro de 2025. Palco de Copa do Mundo Masculina, em 2014, o Gigante também é candidato a uma das sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027, no Brasil.  

As frases e suas autoras: 

Vamos juntos com a emoção! 
Ana Clara Lanius (TVE Espírito Santo) 

O futebol atualizando o conceito de felicidade. 
Elaine Trevisan (ESPN) 

Olha o que ele(a) aprontou! 
Isabelly Melo (TV Morena) 

Rola a bola, começam as emoções. 
Isabelly Morais (TV Globo) 

É para explodir no fundo da rede! 
Jeovana Oliveira (Rádio Transamérica) 

Chamou pro X1! Encarou na marcação. 
Leticia Macedo (CazéTV) 

Andressaaaa, Andressa Alvessss…é do Brasil! Não era nem pra ela estar aí! 
Luciana Mariano (ESPN) 

Deu onda! 
Luciana Zogaib (Canal Goat) 

Olha o chute! 
Luiza Santana (NSports) 

Vibra que vibra! 
Manuela Avena (TV Bahêa) 

Pode comemorar! Esse momento é seu! 
Milla Garcia (ESPN) 

Professor, anota lá que é dele! 
Natália Lara (TV Globo) 

Corre atrás do teu sonho de menina! 
Renata Silveira (TV Globo) 

Avisa que é dela! 
Sara Zeferino (FMF TV) 

Vem comigo na emoção que contagia! 
Vivi Falconi (UOL Play)  

Fotos: Mineirão/Agência i7

Quer receber antes nossas novidades?

Assine nossa newsletter e receba a programação, e novidades em primeira mão.