Mineirão receberá Supercopa do Brasil entre Palmeiras e São Paulo

Palco emblemático do futebol mineiro, o Mineirão abre suas portas para a grande decisão da Supercopa do Brasil 2024, no domingo, dia 4 de fevereiro, às 16h. Palmeiras, atual campeão brasileiro, e São Paulo, atual campeão da Copa do Brasil, farão, pela primeira vez na história, um clássico paulista em terras mineiras. Organizadora da competição, a CBF ainda divulgará informações sobre a venda de ingressos e detalhes da partida.
“Nos orgulhamos em receber mais uma grande decisão abrindo o calendário do futebol nacional. O Mineirão é o estádio que mais recebeu finais, mais recebeu competições diferentes e mais viu taças sendo levantadas no país desde o advento das novas arenas”, ressalta o diretor do Mineirão Samuel Lloyd.
Desde 2013, quando ficou pronto, após reforma para a Copa do Mundo de 2014, 21 troféus foram erguidos no gramado do Mineirão, entre torneios regionais, nacionais e internacionais. A Supercopa será a 28ª partida intitulada de final desde então. De competições mundiais e continentais, de seleções ou de clubes, a locais, sejam elas masculinas, femininas e de base, o Gigante já recebeu 17 campeonatos diferentes.
Com uma esplanada ampla, de 80 mil m², de localização privilegiada na Região Sudeste e rápido acesso de vias públicas em Belo Horizonte, o Mineirão reúne características que o faz único para grandes experiências. O estádio tem capacidade para 62 mil torcedores e pode ser formatado para diferentes divisões de torcidas.
Histórico
O Choque-Rei será o primeiro jogo entre clubes não mineiros no Mineirão desde a Copa Centenário, de 1997. Em 7 de agosto daquele ano, Benfica (POR) e Olimpia (PAR) fizeram o último duelo entre times que não eram de Minas Gerais.
Como visitantes, enfrentando Cruzeiro e Atlético desde a construção do estádio, em 1965, Palmeiras e São Paulo têm retrospectos desfavoráveis atuando no Mineirão (veja abaixo), no entanto, ambos conquistaram títulos no Gigante.
Em 1977, o tricolor faturou seu primeiro brasileiro ao vencer o Atlético na decisão por pênaltis e, no ano passado, o Palmeiras, sagrou-se dodecampeão nacional, após empate com o Cruzeiro, na última rodada do Campeonato Brasileiro. O São Paulo também conquistou a Recopa Sul-Americana de 1993 no Mineirão, após vitória nos pênaltis contra a equipe celeste.
Palmeiras x São Paulo
Retrospecto Geral no Mineirão
Palmeiras
75 jogos
23 vitórias
19 empates
33 derrotas
77 gols marcados
96 gols sofridos
São Paulo
73 jogos
23 vitórias
27 empates
23 derrotas
88 gols marcados
82 gols sofridos
Novo Mineirão (desde 2013)
Palmeiras
18 jogos (10 contra Cruzeiro; 8 contra Atlético)
5 vitórias
7 empates
6 derrotas
20 gols marcados
22 gols sofridos
São Paulo
13 jogos (8 contra Cruzeiro; 5 contra Atlético)
4 vitórias
1 empate
8 derrotas
10 gols marcados
15 gols sofridos
Quer receber antes nossas novidades?
