Mineirão inicia plantio da grama de inverno para temporada 2025

O Mineirão iniciou, na última segunda-feira (16/06), o processo de plantio do gramado de inverno, processo essencial para manter a qualidade do campo para o restante da temporada. A primeira etapa do chamado overseeding consiste no corte vertical acentuado da grama predominante, a bermuda celebration, que abre espaço para semear a ryegrass, espécie própria para o período de baixas temperaturas.
A semeadura começa nesta sexta-feira (20), dia seguinte à liberação do gramado pela produção do Torcida de Deus, celebração de Corpus Christi da Arquidiocese de Belo Horizonte, que acontece nesta quinta-feira (19).
“Passado o show de Gilberto Gil, no sábado (14/06), realizamos, na segunda, um corte rente no gramado, que o deixa com um aspecto mais amarelado. Na sexta, jogamos areia e as sementes da ryegrass. Até o dia 3 de julho ele já estará pronto”, explica o gerente técnico do Mineirão, Otavio Góes.
A grama do Mineirão é a bermuda celebration, certificada pela Fifa e usada em quase todos os estádios no Brasil desde a Copa de 2014. Nesta época mais fria do ano, essa grama hiberna e tem dificuldades de se recuperar. Por isso, é feita a semeadura da espécie ryegrass, que é mais resistente à temperatura amena.
Na primeira fase dos trabalhos, o aspecto visual do gramado se deve, justamente, ao corte baixo da grama e não tem relação com o evento realizado no último sábado. Na técnica aplicada, os dois tipos de grama conviverão até o verão.
Após a semeadura da ryegrass, a revitalização segue para o topdressing, que consiste na aplicação de areia e no acerto de nivelamento do terreno. Os cuidados dos próximos dias contam ainda com adubação e irrigação para manter a qualidade do gramado.
O próximo jogo no Mineirão é o duelo entre Cruzeiro e Grêmio, dia 13 de julho, pelo Campeonato Brasileiro. No dia 5 de julho, o Gigante recebe a turnê de despedida do projeto Tardezinha, do cantor Thiaguinho, que mantém todos os cuidados de gramado na realização de eventos.
Fotos: Mineirão/Divulgação

Quer receber antes nossas novidades?
