Mineirão faz troca parcial de gramado esportivo

O Mineirão iniciou, nessa segunda-feira (11/08), o replantio de aproximadamente 1.000 m² de gramado, predominantemente no lado Norte, região do estádio que recebe pouca incidência solar nesta época do ano. O trabalho de manutenção tem por objetivo manter a qualidade do campo de jogo, alinhado aos parâmetros técnicos exigidos para a prática do futebol profissional, conforme os padrões Fifa.  

O replantio aproveita as duas semanas de intervalo do calendário e vai assegurar a continuidade das condições ideais do gramado para o duelo entre Cruzeiro e Internacional, dia 23 de agosto, pelo Campeonato Brasileiro. A grama utilizada na troca é da espécie bermuda celebration, a mesma já usada no estádio desde a sua reinauguração, em 2013. 

"Decidimos fazer a troca neste exato momento porque as condições climáticas, a partir de agora, favorecem a adaptação da nova grama, já que caminhamos para dias mais quentes. Além disso, temos duas semanas entre jogos, prazo necessário para execução deste trabalho sem precisar encurtar etapas no processo", explicou o gerente técnico do Mineirão, Otávio Goes.   

Durante o inverno, a grama bermuda celebration entra em hibernação por conta da queda da temperatura e do menor índice de radiação solar. Para garantir uma cobertura vegetal complementar e uniforme no período, é realizado o overseeding, que consiste na semeadura da grama da espécie ryegrass, própria para tempos frios. Neste ano de 2025, o overseeding ocorreu em junho. 

Especificamente do lado Norte do estádio, a cobertura provoca uma grande área de sombreamento, o que demanda atenção especial e cuidados adicionais já previstos no plano de manutenção, como iluminação artificial, aplicação localizada de hormônios e fertilizantes, além de reparos semanais. 

Foto: Mineirão/Divulgação

Quer receber antes nossas novidades?

Assine nossa newsletter e receba a programação, e novidades em primeira mão.