Defensoria Pública e Mineirão se unem em seminário pela luta dos direitos da pessoa com deficiência

A Defensoria Pública de Minas Gerais realiza, nesta sexta-feira (20), o seminário “Dia Nacional de Luta dos Direitos das Pessoas com Deficiência”, evento com apoio do Mineirão e que celebra o Setembro Verde, mês dedicado à defesa dos direitos da pessoa com deficiência (PCDs). O encontro, restrito a convidados, acontece de 8h às 12h, na Sala de Coletivas do Gigante da Pampulha (avenida Oscar Paschoal, s/n, ao lado do Museu Brasileiro do Futebol).

A programação inclui o ato simbólico de adesão de novas instituições de justiça à Rede de Proteção Inclusão Verde Mundo, uma palestra da campeã paralímpica de taekwondo, Carol Moura, uma roda de conversa com convidados e uma visita guiada às instalações do Mineirão.

Participam do seminário lideranças da Defensoria Pública de Minas Gerais, Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Defensoria Pública da União, Tribunal Regional Federal da 6ª Região, Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Ministério Público de Contas, Ministério Público Federal, Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Ministério Público do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho, do Ministério do Trabalho, Advocacia-Geral do Estado, Advocacia-Geral da União, Procuradoria da Fazenda Nacional e Ordem dos Advogados do Brasil. Medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Paris, a paratleta belo-horizontina Carol Moura trará um pouco de sua história e de como o esporte pode contribuir para a inclusão de todos.

Na roda de conversa, participam o artista visual, cineasta e escritor Ernane Alves, referência na causa autista, a estudante do Ensino Médio, Nicoly Oliveira Rocha, de 16 anos, que reúne experiência em produção editorial de livros, astronomia, e estudiosa das neurodivergências, a professora aposentada Maria das Dores Simões, pós-graduada em psicopedagogia clínico-institucional e o consultor e palestrante David Pena, com trabalhos desenvolvidos no Mineirão e na Arena MRV.

Graduados em direito, também participam do bate-papo William Vasconcelos, conselheiro municipal de PCD em Sobral (CE) e palestrante na defesa dos direitos humanos em ações nas políticas públicas de educação e assistência, Pedro Henrique Pinho Tavares, deficiente visual, ex-estagiário da Defensoria Pública de Minas Gerais e pós-graduando em ciências jurídicas, e Raul Roland Clímaco Alves, servidor público federal e autor do livro "A pessoa com deficiência na ordem jurídica brasileira". 

Para o defensor público e coordenador da Rede de Proteção Inclusão Verde Mundo, Luis Renato Braga Arêas Pinheiro, encontros como este são importantes para discutir o que vem sendo feito para discutir ações efetivas no acolhimento da pessoa com deficiência.

“Este evento será um marco para o movimento de inclusão das pessoas com deficiência em Minas Gerais. Além das diversas instituições do sistema de justiça e demais instituições públicas e privadas, teremos a presença de profissionais das mais diversas áreas, familiares e pessoas com deficiência, que exercem diretamente o protagonismo na luta por seus direitos. Será um dia de conscientização com muita informação, oferta de serviços, entretenimento e inclusão”, destacou Pinheiro.

Gerente de integridade do Mineirão, Amanda Bomtempo lembra que o Gigante é um espaço de todos e ressalta a importância de um trabalho contínuo. "Estamos constantemente trabalhando para melhorar a acessibilidade em nosso estádio. Durante o Setembro Verde, é essencial reforçar que a inclusão vai além das adaptações físicas. Trata-se de criar uma cultura onde todos se sintam valorizados e respeitados", afirmou Amanda. 

Quer receber antes nossas novidades?

Assine nossa newsletter e receba a programação, e novidades em primeira mão.