Com apoio de atletas de Cruzeiro, Atlético e América e da FMF, Mineirão lança campanha e manifesto antirracista

O Gigante da Pampulha lança, nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, o Mineirão Antirracista, uma série de iniciativas para combater o racismo no estádio. A campanha conta com a participação de atletas de Cruzeiro, Atlético e América e tem apoio da Federação Mineira de Futebol (FMF). Um vídeo manifesto com atletas destaca o papel da resistência frente aos casos de racismo que teimam em frequentar o mundo do futebol.

Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apontam um aumento de 220% nos casos de preconceito de raça ou cor em ambientes esportivos em Minas Gerais em 2023, na comparação com o ano anterior. Já em 2024, foram 13 casos de racismo ou injúria racial em praças esportivas do Estado.

“Com o lançamento desse projeto, o Mineirão, mais uma vez, reafirma seu papel social de combate ao preconceito, para tornar o estádio cada vez mais plural e para que todos tenham o direito de torcer e serem felizes juntos. Desta maneira, o Mineirão coloca seus canais de mídia e sua força institucional no fronte desta batalha contra o racismo, assim como nas iniciativas de combate ao machismo e à lgbtfobia no futebol", destaca a gerente de compliance e ESG, Amanda Bomtempo.

A campanha terá comunicações perenes nos telões, TVs e sistema de som do estádio e nas redes sociais do Mineirão. Nesta quarta, na decisão do Campeonato Mineiro Feminino, as jogadoras de Cruzeiro e América entrarão em campo com uma faixa antirracismo. "Jogue com raça, torça com respeito e combata o racismo", diz a mensagem.

Confira o vídeo:

Quer receber antes nossas novidades?

Assine nossa newsletter e receba a programação, e novidades em primeira mão.