Mineirão prepara espaço inclusivo e personalizado para pessoas autistas

O Mineirão está em fase final de estruturação do Camarote TEA (Transtorno do Espectro Autista), um espaço especialmente pensado para receber torcedores. O local, com capacidade para 14 pessoas, fica no setor Leste Vermelho do Gigante da Pampulha, com acompanhamento de uma especialista em psicopedagogia que estará presente nos jogos. A inauguração está prevista para abril, no mês de conscientização do autismo.
O Mineirão é um estádio que sempre se preocupou com a diversidade e em garantir acessibilidade e autonomia para todos. Ao longo de 2023, o estádio promoveu diferentes iniciativas para pessoas autistas, com a participação de clubes, entidades e Defensoria Pública de Minas Gerais. Com o retorno positivo das ações, o Gigante decidiu transformar o trabalho pontual em permanente, aprimorando a experiência e conectando a pessoa autista com sua paixão pelo futebol.
O camarote está sendo desenvolvido em parceria com profissionais especializados. O espaço terá mobiliário, cores, objetos e pisos, num trabalho em harmonia para mais liberdade e acolhimento à pessoa autista e seu acompanhante.
“A ideia surgiu quando começamos a convidar instituições envolvidas com o tema, pessoas da comunidade, famílias, para melhor entendimento sobre a vivência delas num estádio de futebol. Eu me inspirei no lema ‘nada sobre nós, sem nós’, ou seja, tudo o que está sendo construído neste projeto teve participação e discussão deste grupo. Inclusive, a operação e a organização são feitas com apoio de uma pessoa engajada na causa, como consultora técnica”, explica David Penna, consultor de estratégias de inclusão do Mineirão. O trabalho de consultoria técnica será desenvolvido por Karina Sala, especialista em psicopedagogia, neuropsicopedagogia, psicomotricidade e ABA.
Informações sobre a venda de ingressos para o espaço serão divulgadas em breve.
Quer receber antes nossas novidades?
